Oradores2018-03-02T10:12:46+00:00

Oradores

Wouter Slotboom
Especialista em Wi-Fi Security

Wouter Slotboom é um hacker ético que trabalha como consultor independente e formador.
Um de seus objetivos é criar uma consciência acrescida sobre a (in-) segurança das nossas vidas digitais diárias.
Ao demonstrar alguns desses pontos fracos saberemos como é fácil tornarmo-nos o alvo de hackers, as técnicas por eles utilizadas e como nos protegermos contra esses tipos de ataque.

Nuno Borges Carvalho
Investigador Sénior do Instituto de Telecomunicações

Nuno Borges Carvalho (S’97–M’00–SM’05-F’15) nasceu em Luanda, Angola, em 1972.
É detentor de uma Licenciatura e de um Doutoramento em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, finalizados em 1995 e 2000, respetivamente. É, de momento, Professor Catedrático e Investigador Sénior no Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, assim como membro da IEEE. Foi coautor dos artigos Microwave and Wireless Circuits (Artech House, 2003), Microwave and Wireless Measurement Techniques (Cambridge University Press, 2013) e White Space Communication Technologies (Cambridge University Press, 2014). Foi revisor e autor de mais de 200 artigos em publicações e conferências. É, de momento, editor associado da IEEE Transactions on Microwave Theory and Techniques, da IEEE Microwave Magazine e do Cambridge Wireless Power Transfer Journal. Foi inventor, em parceria, de quatro patentes. Os seus principais interesses, no que diz respeito à investigação, incluem front-ends de rádio definidos por software, transmissão de energia wireless, análise de distorção não-linear em circuitos e sistemas wireless /microondas e medição de fenómenos não lineares. Envolveu-se recentemente no design de rádios e sistemas para tecnologias wireless emergentes.
O Dr. Borges de Carvalho é presidente adjunto do Comité Técnico IEEE MTT-20, tendo também presidido à Secção Portuguesa do IEEE e do MTT-11, pertencendo presentemente aos comités técnicos dos MTT-11, MTT-20 e MTT-26 e desempenhando ainda as funções de presidente do URSI-Portugal Metrology Group. Recebeu, em 1995, o prémio de melhor aluno da Universidade de Aveiro, atribuído pela Universidade de Aveiro e pela Associação Portuguesa de Engenharia. Foi ainda premiado com o terceiro lugar, em 1998, no Student Paper Competition da IEEE Microwave Theory and Techniques Society (IEEE MTT-S) International Microwave Symposium (IMS) e, em 2000, com o IEE Measurement Prize.

Javier Gómez
Diretor Regional Iberia – Secure Access Team – Fortinet

Ex-Diretor Regional na Península Ibérica da equipa Secure Access, Javier Gomez foi responsável durante 6 anos pelo Sul da Europa, França e mercados LATAM na Meru Networks, fabricante especializado em Wireless (adquirido pela Fortinet). Anteriormente, foi responsável pelo negócio de retalho da Cisco na Linksys, Service Provider e Small Business como Diretor na região do Mediterrâneo durante 7 anos, vindo do sucesso da US Robotics, onde ocupou o papel de Gestor Regional da Península Ibérica por mais de 4 anos. Javier Gomez formou-se em Engenharia de Computação na Universidade de Comillas ICAI/ICADE, em Espanha.

Rui L. Aguiar
DETI – Universidade de Aveiro

Rui Aguiar é professor catedrático na Universidade de Aveiro, onde se doutorou, em 2001 em Engenharia Eletrotónica. Foi professor adjunto do INI, na Universidade Carnegie Mellon e é atualmente Investigador Visitante na Universidade de Uberlândia.
Os seus interesses na área da investigação estão centrados na implementação de sistemas de comunicação avançados nas áreas de 5G e Internet do Futuro.
Foi presidente geral e técnico em diversas conferências e é editor associado de várias revistas de especialidade, tendo mais de 400 artigos publicados. É membro da ACM e membro sénior do IEEE; faz ainda parte do Comité da 5G PPP Infrastructure Association.

José Mendes
Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente do Governo Português

José Mendes é Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente do Governo Português, onde detém as tutelas da mobilidade urbana, da habitação e reabilitação urbana e das políticas de cidades.
É doutorado em Planeamento do Território e professor catedrático de Sistemas Regionais e Urbanos na Universidade do Minho, onde ocupou entre 2009 e 2015 o cargo de Vice-Reitor para a Valorização do Conhecimento.
Como investigador e professor convidado trabalhou em diferentes países, nomeadamente nos Estados Unidos, Itália, Brasil e Moçambique.
Fundou a plataforma UM-Cidades e criou os Prémios Município do Ano em Portugal.
Desempenhou funções como consultor e avaliador na Comissão Europeia, EACEA, ETF e NERC.
Foi o representante nacional no European Council of Civil Engineers (2010-2014).
É autor de dezenas de estudos e projetos na área dos sistemas urbanos e regionais.
É autor de vários livros, dos quais se destaca “O Futuro das Cidades” (MinervaCoimbra, 2011).

Hugo Silva
Bresimar

Hugo Ferreira da Silva, nasceu em Ovar em 1 de Maio de 1978. Licenciado em Marketing & Publicidade pela UFP no Porto, Pós-Graduado em Marketing Management pelo IPAM de Aveiro (2008), em Marketing Digital pelo IPAM do Porto (2012) e em Gestão (2014) pela Porto Business School.
Iniciou o seu percurso profissional de Marketing numa companhia de Vinhos do Porto e Douro em 2002 depois de uma breve passagem como publicitário na McCann Erickson. Desde 2004 que assume as funções de Direção de Marketing da Bresimar, S.A. especializando-se assim em Marketing B2B. Desde 2012 acumula funções também como Business Unit Manager, onde é responsável pela gestão e internacionalização do negócio da TekOn Electronics, atingindo a fasquia de exportação para 22 países em 3 anos.

Gil Nadais
Presidente da Câmara Municipal de Águeda

Natural e residente no Concelho de Águeda, é presidente da Câmara Municipal de Águeda desde novembro de 2005.
Gil Nadais assume ainda os cargos de membro do Conselho de Administração da Associação de Municípios da Ria de Aveiro, membro do Conselho de Administração da Associação de Municípios do Carvoeiro, e Vogal do Conselho de Administração da SIMRIA.
Licenciado em Psicologia pela Universidade de Coimbra, foi anteriormente vereador do Município de Águeda (fevereiro de 1994 a julho de 1997), técnico superior do Instituto de Emprego e Formação Profissional (desde setembro de 1988) e Delegado Regional de Aveiro do Instituto Português da Juventude (abril de 1989 a fevereiro de 1994).
No plano associativo, destacou-se enquanto fundador e dirigente de várias Associações Desportivas do Concelho de Águeda.
Concluiu o mestrado em Psicologia com o tema: “Saúde mental em tempo de crise: um estudo no concelho de Águeda”.

Pedro Almeida
Executive Board Member  – Fraunhofer Portugal AICOS

Com uma carreira profissional pautada pela participação em diversas atividades de I&D e que percorreu todo o ciclo de inovação com a criação de uma spin-off de uma prestigiada Universidade Portuguesa, Pedro Almeida tem um Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, e uma Pós-graduação em Gestão para Executivos pela mesma Universidade.
De 2000 a 2007 foi investigador no IEETA – Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro, e esteve envolvido em diversos projetos de investigação relacionados com as áreas de Governação Eletrónica e Gestão Eletrónica de Conteúdos. De 2006 a 2012 foi Perito Avaliador Independente para os programas eContentplus e CIP ICT PSP Policy Support, ambos da responsabilidade da Comissão Europeia. De 2007 a 2012 foi CEO de uma empresa de software, spin-off da Universidade de Aveiro, período durante o qual participou em diversos projetos nacionais de investigação para a indústria, relacionados com ICT, Governação Eletrónica e Meios de Comunicação Digitais.
Presentemente é membro da Direção da Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal) e desempenha funções de Coordenador dos Serviços Partilhados do Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (Fraunhofer AICOS), sendo responsável pelos Departamentos Administrativo, Financeiro e de Desenvolvimento de Novos Negócios.

Luis Barreto
Diretor de Produto na Neul

É responsável pelos produtos que permitirão a adoção em massa de conecções através de operadores de redes móveis, tendo mais de 15 anos de experiência nas áreas de dispositivos incorporados e redes móveis. Após desenvolver software posteriormente utilizado por mais de 2 mil milhões de consumidores, liderou a equipa de sistemas da Nokia em 3GPP, debruçando-se sobre a definição da tecnologia HSPA+LTE, existente nos Smatphones usados hoje em dia. Luís juntou-se, em 2010, à Renesas Mobile como Gestor de Portfolio, sendo responsável pelo desenvolvimento de tecnologia celular e aceitação de carreiras.
Como parte da aquisição modem LTE pela Broadcom, em 2013, tornou-se Diretor Técnico Associado. Detém o grau de Licenciado e Mestre pela Universidade de Portsmouth.

João Aidos
Gestão/Coordenação de projecto do Convento de S. Francisco e Programador desde Maio de 2014

Director Geral das Artes de Julho de 2010 a Julho 2011: Responsável pela Organização da: Bienal de Arquitectura 2010/Veneza; Bienal de Artes Plásticas de São Paulo/2010; e Veneza 2011; Quadrienal de Praga de Cenografia.; Programa de Bolsas Inovart 2011. Responsável pelo primeiro ante-projecto sobre a Rede Portuguesa de Teatros Municipais. Representou a Ministra da Cultura em Vários eventos, destacando o “Prémio Europa para o Teatro” em Saint Petersburg/2011
Director Artístico/Programador e Gestor Cultural, Engenheiro Especialista em Mecânica de Cena e Assessor para a Cultura do Presidente da Câmara M. de Torres Novas de 2005/10, assim como vogal executivo da Empresa Municipal da CMTN.
Director Artístico e Financeiro do Teatro Aveirense de 1999 a 2005
Director Artistico  e Financeiro Teatro Virgínia de 2006 a 2011
Director Artistico e Financeiro do Festival Festas do Almonda – 2006 a 2011
Responsável pela Programação primeiro ano de Programação do Teatro José Lúcio da Silva -Leiria
Licenciado em Teatro pela ESAP Porto e em Engenharia Mecânica/Térmica pela Escola Superior de Engenharia do Algarve, Curso de Especialização em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras de Lisboa.

Artur Miranda
Head of Business Solutions and Partnerships – NOS

Successful experience in general management, namely developing business plans, organising key accounts, aggressively driving revenue, managing the bottom line and motivating extensive teams.
Capacity to define go-to-market strategies, service/product lines as well as defining and accomplishing sales targets. Loves to get involved in the sale processes. Ambitious, highly self-motivated, and extremely team-oriented. Experience with implementing solutions with enterprise customers. Organized, good time management skills, and comfortable with multi-tasking. Analytical Problem Solving. Confidence. Cross-Boundary Collaboration experience. Impact and Influence. Leadership experience. Interpersonal Awareness. Project Management. Strategic Insight. Building Customer and Partner Relationships

Tiago Cortez
Sales Director at Go Wi-Fi

Entrepreneur and Business Angel, with management experience in some great portuguese companies. As Entrepreneur, launched ventures like:
• Newpaper OJE – a free financial newspaper (2005)
• Mediafin – launched in 1997 and sold successfully in 2002 with projects such as:
• Jornal de Negócios, a financial newspaper with the best and largest financial website in Portugal (1997)
• Mediabanner, the first digital agency responsible for the sales os the largest websites in Portugal (1998)
• Ecademy, the first e-learning company in Portugal (1999)

With manager roles in large corporations, worked for:
• Impresa
• Estradas de Portugal
• Media Capital

Rui A. Costa
Managing Partner of Cititbrain and CEO of Ubiwhere

He has experience in European projects (IST) in Heterogeneous and Next-Generation Networks (especially in Multicast and Broadcast Services, Convergent Networks and IMS), namely in C-Mobile (Advanced MBMS for the future mobile world), DAIDALOS II (Designing Advanced network Interfaces for the Delivery and Administration of Location independent, Optimized personal Services), B-Bone (Broadcasting and multicasting over enhanced UMTS mobile Broadband Networks) and MobileIN (Harmonised Services over Heterogeneous Mobile, IN and WLAN Infrastructures where he actively contributed to the development of next-generation heterogeneous network scenarios, particularly related with context-awareness. After joining Ubiwhere, has been involved in several ubiquitous/invisible computing projects and pervasive services. Rui finished is MBA (Management) in 2008 at UPBS (University of Porto Business School). Rui holds a MSc. degree in Wireless Networks from the Queen Mary College, University of London, a 5 years degree (Licenciatura) in Computer Engineering and Telematics and a 4 years degree (Licenciatura) in Applied Mathematics and Computation from Universidade de Aveiro.

Fernando Marques Fernandes
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada

Tem 48 anos, é licenciado em História e Filosofia (ensino de) e detentor de uma pós-graduação em Educação, na especialidade de Administração e Organização Escolar, pela Universidade dos Açores.
Professor de profissão, exerce desde 2013 as funções de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, com os seguintes pelouros:
– Qualificação, valorização e gestão dos recursos humanos;
– Organização, modernização administrativa e governo eletrónico;
– Qualidade e transparência administrativa;
– Educação e formação;
– Marca, imagem, comunicação, tecnologias da informação e telecomunicações;
– Inovação e projetos especiais.
É também Presidente do Conselho Local de Educação de Ponta Delgada e membro do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada.
Com um longo percurso no movimento sindical, foi Presidente do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores, Vice-Presidente da União Geral de Trabalhadores/Açores e membro do Secretariado Nacional da Federação Nacional da Educação.

António Pires dos Santos
Diretor de Desenvolvimento de Negócio da IBM Portugal

António Pires dos Santos é desde 2016 o Diretor de Desenvolvimento de Negócio da IBM Portugal com enfoque nas áreas da Computação Cognitiva, Cidades Inteligentes e Watson, com o objetivo de criar oportunidades de negócios e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema de parcerias com empresas líderes e inovadoras numa base global.
Anteriormente, foi Diretor de Smarter Cities para a IBM em Espanha, Portugal, Grécia e Israel.
Desenvolveu diversos cargos de Direção na Indústria de Utilities desde 1993, tendo sido  Responsável Europeu durante vários anos pela área Comercial e de Soluções de Energy & Utilitie. Foi também membro de iniciativas de referência mundial como o IBM Corporate Intelligent Utility Network initiative e da IBM portfolio of solutions for the Smart Grid. Representou ao mais alto nível a IBM junto de alguns organismos da Comissão Europeia para assuntos relacionados com a energia, bem como noutras organizações do setor, exemplos como a EURELECTRIC, ESMIG e DigitalEurope.
O António ingressou na IBM em 1982 vindo de um instituto governamental e, desde então, assumiu uma crescente responsabilidade, começando a sua carreira em funções técnicas de TI e posteriores posições de gestão e liderança em vendas, serviços e soluções para a indústria.
O António estudou Engenharia Electrónica e tem um Mestrado em Gestão e Marketing. É casado, tem dois filhos e vive com sua família em Lisboa, Portugal.

João Paulo Pereira
Chefe da Divisão de Sistemas de Informação daCâmara Municipal de Coimbra

Eng.º Informático pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Outras atividades no município:
– Responsável de projetos na área da Modernização Administrativa e Reengenharia de Projetos
– Participação em projetos na área da Gestão da Qualidade, nomeadamente na área das infra-estruturas
– Gestão de vários projetos na área de ERP/CRM
– Consultor de informática

Outras funções:
– Professor convidado do ISEC
– Consultor Informático em instituição na área da Saúde
– Direção Comercial e Marketing na área de desenvolvimento de Software
– Consultoria Informática e Formação
– Direção Técnico de Projetos na área de SGBD
– Diretor Comercial em empresa de Informática

Mário Rui Santos
Administrador Wavecom

Mário Rui Santos é Engenheiro de Telecomunicações, especialista em tecnologias Wireless, com base na formação e experiência acumuladas ao longo da sua carreira, como:
– Licenciatura e Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações envolvendo formação avançada nas áreas de Electrónica de RF e Microondas, Propagação, Antenas e Protocolos
– 9 anos de atividade de I&D, no Instituto de Telecomunicações, com carreira desde investigador até gestor de projetos de desenvolvimento para a indústria e responsável pelo laboratório de Rádio Frequência e Microondas
– 7 anos de atividade como gestor de projetos operacionais e como Diretor Operacional da Wavecom Soluções Rádio SA
Fundador da Wavecom – Soluções Rádio, SA, em 2000.
Desde 2005 desenvolve e gere projetos de implementação de redes wireless de banda larga e projetos de I&D no mesmo contexto.
Desde 2007, acumula funções de gerente da empresa GoWireless – Comércio de Equipamentos de Telecomunicações, Lda. que se dedica ao renting operacional de sistemas de telecomunicações.
É ainda, orador e formador em diversas Conferências, Palestras e Cursos nacionais e internacionais, possuindo diversas publicações editadas dentro da área de seu interesse e atividade que desenvolve.

Manuel Machado
Presidente da  Câmara Municipal de Coimbra,

Responsável por:

  • Relações Externas e Comunicação,
  • Apoio ao Investidor,
  • Apoio às Freguesias,
  • Auditoria,
  • Planeamento e Estruturação Urbana,
  • Planeamento e Controlo Financeiro e de Inovação Organizacional,
  • Proteção Civil,
  • Centro Histórico,
  • Mobilidade e Gestão do Espaço Público,
  • Gestão de Obras Municipais

Cristina Reis
Direção de Gestão de Espectro, ANACOM

Cristina Reis integrou a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) em 2004 e trabalha na Direção de Gestão de Espectro. Esteve envolvida em vários projetos nacionais de gestão de frequências, incluindo a gestão do Quadro Nacional de Atribuição de Frequências, a revisão do Acordo Nacional de Partilha Civil/Militar de Frequências e conduziu a preparação nacional para Conferências Radiocomunicações de Radiocomunicações da UIT-R. Tem estado envolvida em várias reuniões internacionais no âmbito da CEPT (WGFM), da UIT-R (WRC-07, WRC-12 e WRC-15) e da NATO (FMSC / PWG, NC3B cap3) e, desde 2011, é vice-presidente do grupo de Gestão de Frequências da CEPT (WGFM).

Rui Maia
Director de Operação e Manutenção do Grupo Iberwind,

Director de Operação e Manutenção do Grupo Iberwind desde Dezembro de 2008. Responsável pelos departamentos Eólico, Gestão e Operação e Técnico. Dezoito anos de experiência profissional, doze dos quais na indústria eólica, tendo desempenhado funções de Director de Formação, Director Comercial, Coordenador de Desenvolvimento de software e sistemas e Consultor estratégico para o sector automóvel. Formação base em Engenharia Mecânica. Frequência de mestrado na mesma área na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL e Pós Graduação em Gestão na Nova School of Business and Economics.

Moderadores

Paulo Nordeste
Owner of MINDSTORM, Inovação e Tecnologia, Lda

From 2013 to 2014  Innovation Adviser of OLISIPO, SA
Member of IEP( Independent Evaluator Panel) of EUROSTARS
Since 2011 Evaluator and Reviewer of  7th Framework and Horizon2020 ICT proposals and projects.
From 2008 to 2010 President of the Executive Committee of TICE.PT Portuguese Competitiveness Pole for ICT.
President of the General Assembly of Inova-Ria, a Telecommunications Cluster in Aveiro (2003/2010)
CEO of Portugal Telecom Inovação, SA. (1999/2007)
General Director for Infrastructures in Portugal Telecom, SA (1998/1999).

Nuno Miguel Marques
Administrador Wavecom

Nuno Miguel Marques, estudou Electrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro e fez o MBA na Eudem, Escola de Negócios, em 2009. Em 2011 ganhou o 1º prémio no Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica da Universidade de Aveiro.
Foi Chairman e palestrante em várias conferências da área de Telecomunicações e Empreendedorismo.
Fundador de várias empresas na área tecnológica entrou para a Wavecom em 2002 e é desde então Director Comercial. É actualmente administrador da WPART, holding que detém várias empresas na área de telecomunicações tanto em Portugal como no estrangeiro.

Vasco Lagarto
Presidente da Comissão Executiva do Pólo das TICE

Vasco Lagarto, atualmente é Presidente da Comissão Executiva do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE.PT).
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1972). Master of Science em Telecomunicações, pela Universidade de Essex (1975), em Inglaterra.
Iniciou a sua atividade profissional, no Centro de Estudos de Telecomunicações da Portugal Telecom, a atual AlticeLabs (1972-2003).
Entre 1973 e 1979, Vasco Lagarto exerceu a profissão de docente na Universidade de Aveiro, lecionando várias disciplinas na área das telecomunicações

Vitor Pereira
Diretor da Revista Smart Cities

Mais de 24 anos como profissional de rádio e imprensa, como jornalista, editor, diretor e fundador. Nos últimos dedica-se à Agência de Comunicação e Inovação Conteúdo Chave, especializada em novas tecnologias aplicadas ao sector dos Media, Turismo e Cidades e que está entre os principais Stakeholders europeus relacionados com as Smart Cities.
Blogger oficial de alguns dos maiores eventos e plataformas globais dedicados ao tema das Smart Cities e é responsável pela plataforma independente “Smart Cities Online” (www.smartcitiesonline.net).
Desde Abril de 2014 que é embaixador em Portugal, do concurso mundial Young Innovators Competition, promovido pela ITU, principal agência das Nações Unidas para as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Desde 2014, é diretor do evento internacional SMART TRAVEL.
Representante em Portugal do Smart City Business Institute criado em 2014 e lançado publicamente já em 2015 em Barcelona.
Foi distinguido com o prémio Personalidade Smart Cities Live 2015, atribuído, pela primeira vez, no âmbito da Green Business Week, uma iniciativa da Fundação AIP, com o intuito de “distinguir a personalidade que durante o ano de 2014 mais contribuiu para a divulgação e desenvolvimento dos territórios e cidades de Portugal e dos seus projetos no âmbito da sustentabilidade e inteligência”.

Rui Oliveira
Professor na Universidade do Minho e investigador do INESC TEC

Rui Oliveira é professor associado na Universidade do Minho e investigador do INESC TEC, no High Assurance Software Laboratory. O seu trabalho é centrado nas áreas de sistemas distribuídos confiáveis, gestão de dados distribuídos, cloud computing e big data.
Rui Oliveira integra o conselho de administração do INESC TEC e é CSO da LeanXcale.

Membros do Júri – Prémio Inovação

Paulo Andrez
Investidor Informal, Presidente Emérito da EBAN (European Business Angel Network), Palestrante Convidado

Paulo Andrez é investidor informal, com portfolio ativo em 14 empresas.
Um de seus investimentos, pelo qual recebeu o prémio “Best European Angel Investment” em 2012, atinge 25 milhões de euros em receitas no primeiro ano.
Paulo é um membro do Conselho de Administração da Agência de Empreendedorismo DNA Cascais, que apoiou mais de 280 startups na última década e membro do Conselho de Administração da FNABA, Federação Nacional de Associações de Business Angels (Investidores Informais).
Foi nomeado Presidente Emérito da EBAN, European Business Angel Network, após terminar o seu mandato como presidente, em 2014.
Trabalha, desde 2012, com uma série de Governos Europeus nas áreas de políticas de investimento em fase inicial e design de fundos de co-investimento de investidores informais. É ainda membro do Grupo Consultivo da Comissão Europeia “Innovation in SMEs”. Foi convidado, em Março de 2016, pela Comissão Europeia, para presidir a uma Missão de peritos, no sentido de apoiar o Governo da Eslováquia no desenvolvimento de diversas políticas de empreendedorismo, incluindo spin-offs universitárias, incubadoras, aceleradores, investidores informais e capitais de risco. Paulo é Engenheiro em Tecnologias da Informação e detém um MBA da Universidade Nova de Lisboa. Participou, em 2000, como empreendedor, na Oferta Pública Inicial referente à Novabase, no Euronext. A Novagest é a maior provedora portuguesa de TI, com mais de 2000 funcionários em 30 países de todo o mundo. Paulo Andrez tem um sólido background como empreendedor em série é frequentemente convidado como orador, palestrante convidado e especialista em inovação, empreendedorismo e investimento na fase inicial.
Tem, desde 2012, vindo a realizar uma série de seminários em todo o mundo sobre o tema da redução do risco nas startup.